domingo, 16 de agosto de 2020

O que é Enfermagem?

     A resposta a essa pergunta sempre vem acompanhada com a frase "a enfermagem é ciência e a arte do cuidado". Queria debater um pouco sobre essa frase, trazendo um pensamento mais prático sobre esse conceito.

     Até mesmo a mais dedicada das mães só sabe a melhor forma de cuidar da sua criança se alguém ensinar. Não estou negando que há o instinto materno e a ação do cuidado, mas seria o último realizado da forma mais correta? Posso citar como exemplo o banho de um recém nascido, onde temos que nos preocupar com a temperatura da água, a técnica de segurar a criança na banheira, o que lavar primeiro e como... Outro exemplo é a amamentação, onde além de incentivar pelos benefícios do ato, é necessário orientar como realizar uma "pega" correta, melhorando assim a eficácia da sucção e prevenindo complicações como lesões nos mamilos da mãe.

     Outro conceito importante para entendermos a prática da enfermagem é o auto-cuidado. Todos temos essa capacidade também intuitiva de cuidar do próprio corpo, quando por exemplo nos alimentamos, higienizamos nosso corpo através de um banho ou quando lavarmos as mãos, de ir ao banheiro para fazer nossas necessidade fisiológicas, e outros... Mais uma vez existe uma técnica correta para cada um desses procedimentos tão rotineiros. Podemos, entretanto, perder essa capacidade de auto cuidado, dependendo que outros o façam por nós. Vemos isso claramente nos extremos da idade (crianças e idosos), mas também pode ocorrer em nossa idade mais produtiva, devido situações onde todos estão sujeitos, como no adoecimento, após um procedimento cirúrgico ou em consequência de um acidente. Essa perda de auto cuidado, que pode ser momentânea ou permanente, é muito dolorosa para o indivíduo, pois ações tão corriqueiras e feitas muitas vezes sem nos darmos conta se tornam mais importantes que qualquer outra. Como é bom ser independente... por isso lidar com um momento de fragilidade e dependência do outro ultrapassa o conhecimento técnico. É necessário abrir mão de preconceitos, ter a sensibilidade de entender o sofrimento alheio e lidar com isso da forma mais leve possível. Nessa hora a enfermagem ultrapassa a ciência se transforma em arte.

     A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. Essa habilidade de lidar com a dor do outro, com os limites que as situações sujeitam qualquer humano é um dos atributos conceituais da enfermagem. 

     Outro conceito para arte é a "habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional." Percebo essa habilidade quando por exemplo uma enfermeira tem que pulcionar a veia de uma criança assustada. Técnica e sensibilidade.

     "A definição de arte é muito subjetiva, mas no geral podemos interpretar arte como tudo aquilo que é estético ou que busca comunicar, se expressar, passar uma mensagem." A enfermagem ensina o autocuidado da forma mais clara e acessível possível, não é um conhecimento que pode ficar guardado apenas com o profissional.

    Portanto, o cuidado não é meramente intuitivo, ele é ensinado, transformado e evolui como ciência (pois todo profissional, nas mais diversas áreas do conhecimento, justificam sua prática baseado em evidências científicas). Mas, além de ciência, também é arte pela complexidade e beleza do ato de cuidar.

Me sigam no Instagram: @dennisteodoronutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário